Psicologia
Renovação de Reconhecimento do MEC: Portaria Normativa nº 270, de 03 de abril de 2017.
Unidade: Campus JK
Modalidade: Bacharelado
Duração: 05 anos (10 semestres)
Turno de funcionamento: Diurno/Noturno
Coordenadora de curso: Carla Mendes Santos Teixeira
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2004). Possui pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI (2007). Psicóloga clínica e hospitalar. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia FASI. Docente no curso de Psicologia da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, desde 2007. Supervisora de estágio em Psicologia Hospitalar. Professora orientadora do Centro de Pesquisa da FASI. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Hospitalar, Saúde Mental e Educação do Ensino Superior.
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E-mail: [email protected]
Endereço: Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK.
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006
Telefone: (38) 2101 9292 / (38) 2101.9261
Apresentação
O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.
O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.
Missão
Promover o conhecimento generalista da Psicologia para que nossas/os acadêmicas/os coloquem seus saberes e procedimentos psicológicos a serviço da promoção da saúde mental e da justiça social.
Objetivos
Perfil Profissional
O perfil de formação profissional deve ser compreendido como um conjunto amplo e articulado de competências que configuram possibilidades diferenciadas de inserção profissional da/o egressa/o psicóloga/o no mercado de trabalho, que lhe será apresentado como uma série de desafios e enfrentamentos, para os quais deverá estar preparada/o.
O compromisso básico da Funorte está orientado no sentido de formar profissionais psicólogas/os generalistas, contextualizadas/os com a realidade e as necessidades locais e regionais. Com esta orientação, confiamos que a/o psicóloga/o egressa/o desta instituição estará apta/o a atuar a partir dos seguintes princípios:
– atuação generalista por meio de habilidades técnico-científicas para a realização de um conjunto diversificado de ações no campo de conhecimento e área de atuação da Psicologia;
– construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia e contínuo aperfeiçoamento profissional;
– atuação integrada com equipes multiprofissionais, pautando-se sempre na responsabilidade social;
– atuação proativa na comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, do bem-estar coletivo, da saúde em geral e da qualidade de vida das pessoas;
– capacidade de uma leitura crítica dos processos de mudanças sociais, econômicas e culturais em uma visão que vai do micro (local) até a macro (mundial), atentando-se para como tais transformações afetam sua atuação profissional enquanto sujeitos no mundo.
Além da formação generalista, a/o psicóloga/o egressa/o da Funorte terá, ainda, a oportunidade de aprofundar os conhecimentos fundamentais para a sua formação de acordo com a ênfase por ela/e escolhida: “Processos Clínicos e Saúde” ou “Intervenções Psicossociais e Políticas Públicas”.
Mercado de Trabalho
O campo de atuação da/o psicóloga/o abrange consultórios, clínicas, unidades de saúde, núcleos de assistência social, hospitais, centros de reabilitação, instituições de ensino e de pesquisa, empresas e agremiações esportivas e comunitárias, abrangendo áreas como: