O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é um órgão de apoio ao ensino que busca proporcionar meios para a formação integral e cognitiva, além de inserção social do discente e docente. A proposta é contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica, facilitando a integração ao contexto institucional, acompanhando e identificando problemas no processo de ensino-aprendizagem.
A atuação do NOP tem como pressupostos a leitura da realidade e a interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução naquilo que se considera problema; o dialogo como forma de detectar o problema; o ouvir observar e buscar a informação do real para chegar ao ideal; o respeito ao sujeito; as intervenções preventivas, corretivas e enriquecedoras para minimizar situações - problema; o manejo de tratamentos individualizados; o diálogo entre as partes envolvidas; o planejamento de ações que envolvem docentes e discentes na construção do seu bem estar, a integração entre os setores e a organização da prática pedagógica inovadora pela qualidade de ensino da instituição.
Realiza atendimentos individuais e em grupos com situações de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o profissional responsável pelo atendimento no NOP tem a tarefa de acolher o estudante e encaminhá-lo aos setores competentes que o auxiliem a caminhar em direção à busca de soluções para sua problemática. Não compete, entretanto, a esse profissional proporcionar a solução do problema trazido pelo estudante, até porque o atendimento não tem o caráter de terapia de qualquer tipo.
O NOP tem como objetivo geral prestar atendimento aos acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.
O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) tem como objetivos específicos:
O Núcleo de Orientação Psicopedagógico atenderá:
Laura Lílian Ferreira Silva
Coordenação do NOP
Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da FUNORTE. Possui MBA em Administração com Ênfase em Gestão de Pessoas. Experiência no NOPP, no atendimento e acolhimento dos acadêmicos do curso de Medicina da Funorte e avaliação do curso médico. Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da FASI. Experiência em desenvolvimento de equipes e lideranças em empresas multinacionais, avaliação psicológica profissional. Atendimento clínico e hipnose clínica.
André Luiz Almeida Quintão
Estagiário do NOP
Acadêmico do curso de psicologia da Funorte; presidente fundador da atlética de psicologia; bolsista do PROIC - Programa de Iniciação Científica da Funorte.
Amanda Franciele Silva Oliveira
Psicóloga do NOP - ATUAÇÃO nos Campi JK e Amazonas
Psicóloga, egressa do curso de Psicologia da FUNORTE. É especialista em Terapia de casal e família. Experiência em atendimento clínico. Participou como integrante do primeiro grupo da LAPS - Liga Acadêmica de Psicologia Social da FUNORTE e do Núcleo de Psicologia do Esporte da Escola de Futebol Unimontes. Co-autora do e-book Desafios da Infância e adolescência: um guia para pais. Autora do capítulo Conhecendo os Temperamentos.
Ana Cristina Martins Batista
Psicóloga do NOP - ATUAÇÃO nos Campi Amazonas, JK, São Luís, São Norberto
Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, FUNORTE. É especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Neuropsicopedagogia. Há 4 anos atua como psicopedagoga clínica e institucional, bem como docente do ensino superior. Realiza atendimento e orientação psicopedagógica a docentes e discentes, desenvolve projetos de estímulo ao hábito de estudos, motivacional e de autoconhecimento. Coordena e desenvolve projetos de treinamento e aprimoramento profissional da equipe. Supervisora de estágio dos cursos de Psicologia Fasi e Funorte e coordenadora/ Supervisora do Grupo Acolher.
Danielle Ribeiro Cardoso
Psicóloga do NOP – ATUAÇÃO nos Campi FASI e SÃO LUIS
Graduada em psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras, com especialização em neuropsicologia pelo centro Universitário Internacional Uninter. Experiência no atendimento psicológico e acolhimento a estudantes, estudantes especiais, professores e pais, a fim de promover uma maior e melhor qualidade de vida e trabalhando questões ligadas aos aspectos emocionais, estresse, ansiedade, ensino-aprendizagem e relações interpessoais. E com vasta experiência na análise institucional que fundamenta as noções de indivíduos, grupo e instituição; assim como reflexões e análise dos fenômenos grupais e de suas relações interpessoais a partir das vivencias e dinâmicas de grupo.
Hugo Leonardo Ribeiro da Silva
Psicólogo do NOP - ATUAÇÃO nos Campi JK, São Norberto e FASI
Graduado em psicologia e pós-graduado em psicopedagogia e docência do ensino superior. Experiência em: docência, psicólogo clínico, psicólogo educacional no ensino superior, na abordagem existencial-humanista.
CONTATO
GERAL: [email protected]
Na FUNORTE o processo de inclusão inicia-se desde o primeiro contato do candidato ao vestibular até a sua formatura. .
O NOP acolhe os estudantes com necessidades especiais, específicas e com deficiência, a partir das solicitações de tratamento especial feitas pelo próprio estudante junto à Central de Atendimentos, por meio dos encaminhamentos feitos por professores, coordenadores e funcionários e/ou busca direta ao setor.
O atendimento é individual e visa definir estratégias (estrutura física, tecnológica, pedagógica, material e humana) de acordo com as particularidades de cada um.
Uma equipe multiprofissional composta por psicólogo(a), pedagoga(a), coordenador de curso, com a participação, quando necessária, da equipe médica, terapeutas, família, elabora um Plano Educacional Especializado.
O acompanhamento do desenvolvimento é feito através do atendimento individual psicopedagógico ao estudante e reuniões periódicas com a coordenação de curso e professores.
Considerando a natureza dinâmica das necessidades humanas, semestralmente, o NOP realiza o Mapeamento dos Acadêmicos(as) com Deficiência e Necessidades Específicas e o Mapeamento dos acadêmicos(as) sem acesso a internet.
Mais informações: [email protected]