Arquitetura e Urbanismo
Renovação de Reconhecimento do MEC: Portaria Normativa nº 214, de 23 de junho de 2016.
Modalidade: Bacharelado
Duração: 05 anos (10 semestres)
Turno de funcionamento: Noturno e Diurno
Coordenadora de curso: Anna Nahia Almeida Barbosa de Aguiar
Currículo Lattes:
Email: [email protected]
Endereço: Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK.
Montes Claros/MG – CEP: 39404-006.
Telefone: (38) 2101-9264 / 2101-9261
Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo deverá assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis e sua relação com o ser humano.
Organização Curricular
Conforme as premissas estabelecidas para a concepção do curso de Arquitetura e Urbanismo da FUNORTE, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo estabelecidas por meio da Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, do Ministério da Educação, adotou-se o modelo de organização curricular nos seguintes eixos:
Percepção e Representação (estimula a desenvolver uma linguagem gráfica adequada, correspondendo às disciplinas de Desenho Arquitetônico I e II, Desenho Artístico e Comutação Gráfica).
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (aborda os aspectos teóricos, histórico, estéticos e socioeconômicos que nortearam a concepção arquitetônica e urbanística nos diversos períodos da história, contribuindo para a compreensão do momento atual. Contempla as disciplinas de História da Arte e da Arquitetura I e II ).
Projeto Arquitetônico (aborda os aspectos conceituais, técnicos e formais da concepção de diversos projetos, desde o residencial até o institucional. São 7 disciplinas de caráter projetual)
Projeto Paisagístico (aborda os aspectos conceituais, técnicos e formais da concepção do projeto da paisagem, englobando as disciplinas de Paisagismo I e II).
Projeto Urbanístico e Planejamento Urbano (apresenta ao acadêmico noções da relação entre o território e o espaço social, contribuindo para a sua formação crítica no que se refere à análise e intervenção no ambiente construído. Contempla as disciplinas de Estudos Ambientais, dá sequência à disciplina de Planejamento Urbano e Regional).
Tecnologia (subsidia as demais áreas visando ao equilíbrio entre o projeto e a execução, relacionando os diferentes aspectos técnicos, científicos e as tecnologias da produção dos objetos arquitetônicos e urbanísticos. Esse eixo compreende disciplinas de Materiais e Sistemas Construtivos I e II, Estruturas Metálicas e de Madeiras, Orçamento e Gestão de Obras, Sistemas Estruturais, Instalações Prediais e Elétricas, e Conforto Ambiental).
Interáreas (são as disciplinas cujo conteúdo abrange pelo menos duas áreas acima definidas: História da Arte e Arquitetura I e II, Ética e Semiótica e Técnicas Retrospectivas).
Objetivos do curso
Perfil Profissional
O arquiteto urbanista é um profissional que considera em seus projetos os aspectos relacionados ao lugar, ao contexto sociocultural, a ciência e as artes além de demonstrar respeito às cidades e a seus cidadãos. Deve possuir habilidades capazes de projetar, relacionando aspectos tecnológicos e que valide a importância do conhecimento histórico para as intervenções contemporâneas, desenvolva a expressão das ideias, tanto utilizando meios, como papel e lápis, como recursos computacionais, sendo capaz de externar pensamento crítico e científico. Seu papel social também é representado na formação do cidadão visando às questões ambientais, éticas, políticas e culturais, buscando a qualidade de vida da sociedade, além da coerência e respeito em relação ao cliente. Além disso, este profissional está alicerçado não só em atribuições técnicas, mas também à ética profissional.