Parcerias:

(38) 2101-9494
(38) 98407-1291
Responsabilidade Social

Acadêmicos de Psicologia encerram TCC com palestras às mulheres do Projeto Vida

  

No dia 31 de julho, acadêmicos do 10º período de Psicologia Fasi juntamente com os docentes Henrique Andrade Barbosa e Janine Tatiana Lima Maia realizaram palestras e dinâmicas para as pacientes do projeto Vida. Também participaram do evento a Associação Presente e a Unimontes.

O acontecimento foi uma maneira de os acadêmicos agradecerem a ajuda que receberam no TCC, através de mulheres participantes do Projeto Vida. Além disso, os estudantes também puderam compartilhar conhecimento e informação sobre procedimentos que podem ajudar no tratamento e pós-tratamento.

O docente e coordenador do Centro de Pesquisa da Fasi, Henrique Andrade Barbosa, comentou: “como orientador do projeto de pesquisa que tem como principal objetivo a criação de um livro ‘(Con) vivendo com o câncer’, e a partir dessa proposta, alguns pequenos projetos estão sendo desenvolvidos para conhecer como as pessoas com câncer, familiares e amigos estão agindo depois da descoberta da doença. Depois desse trabalho nós percebemos que as pessoas têm mais conhecimento sobre a doença, pois elas querem se tratar mais cedo para ter mais chance de cura”.

 Barbosa afirma ainda que: “a convivência com o câncer causa um impacto no início, mas depois a pessoas vão buscar o tratamento, e foi isso que nós apresentamos com esse grupo de pacientes que participaram da pesquisa, trazendo as alternativas para superar o câncer, e as ajudando a entender o processo de cura”.

 Claudiana Donato Bauman, coordenadora do Projeto Vida, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo professor e acadêmicos. “A chegada do professor Henrique e dos acadêmicos trouxe diferenças significativas para o nosso projeto, porque dentro da nossa dinâmica já tínhamos as atividades físicas, ou seja, cuidávamos do exterior, mas faltava o apoio psicológico. Eu gostaria de enaltecer as acadêmicas de Psicologia, porque elas foram essenciais em um momento que o projeto tinha perdido  duas amigas muito recentes. O carinho que recebemos foi muito importante nesse período, e esse cuidado, esse feedback faz muita diferença no tratamento. Se nós tivéssemos mais acadêmicos e professores interessados que pudessem caminhar mais com o projeto seria de uma valia incrível”.

 Janine Tatiana Lima Maia, docente da Funorte, que ministrou a palestra sobre o uso de plantas medicinais, revela que: “o tema da palestra foi escolhido devido ao projeto desenvolvido pelo professor Henrique Andrade junto com os acadêmicos de TCC de Psicologia. Também foi um pedido das pacientes do projeto, que tinham muita vontade em saber sobre a questão de plantas medicinais usadas no tratamento, então eu quis mostrar para elas vários estudos sobre o potencial terapêutico das plantas, pois muitas pessoas possuem elas no jardim de casa”. 

 Rosângela Rodrigues Novais, acadêmica de Psicologia Fasi do 10º período, relata sobre o evento: “estamos finalizando o nosso projeto de TCC que contou com entrevistas com as pacientes do projeto vida, e hoje, nós estamos dando essa devolutiva a elas em forma de palestras e dinâmica para compartilhar esse conhecimento. Participar desse tema foi muito significativo para nós e a partir desse projeto, nós iremos produzir o livro com a orientação do professor Henrique Andrade”.

 Aparecida Macedo Aguiar, paciente do Projeto Vida, agradeceu: “obrigada a todas as pessoas envolvidas. Agradeço por nos proporcionarem esse evento. Participar das palestras foi muito importante, pois estimulou a nossa autoestima, desenvolvimento e conhecimento, principalmente, nós do projeto. É a partir do conhecimento que podemos amadurecer e levar a vida da melhor maneira possível, porque na realidade o câncer tem cura e esta cura começa dentro de cada um de nós,” finaliza.

 

 O Projeto Vida e a parceria com Associação Presente

 O Projeto Vida, que tem mais de 14 anos de existência, é um programa de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, coordenado pela Claudiana Donato Bauman, coordenadora do curso de Educação Física da Unimontes e Doutora em Saúde Coletiva. Esse projeto acolhe mulheres com câncer de mama em diversos estágios, desde início da doença até mulheres já curadas. Além disso, as pacientes passam por vários atendimentos e atividades. O projeto faz parcerias com faculdades e instituições para poder proporcionar mais atividades às assistidas, uma dessas parcerias é com a Associação Presente.

 De acordo com a coordenadora Claudiana Donato Bauman, a parceria do projeto com a Associação auxilia em vários aspectos as pacientes. “Associação Presente está completando 15 anos esse ano, e é uma casa de apoio a pacientes oncológicos de Montes Claros e região. Ela oferece desde alimentação até consultas médicas e todo acompanhamento para a família, se necessário. A associação nos ajuda no que precisamos, por exemplo, com a infraestrutura emprestando as salas para podermos realizar nossos encontros. Nesse sentido, essa parceria engrandece muito”.

 

< voltar