Parcerias:

Funorte lança Editora Universitária

.

No decorrer desse ano foi possível perceber situações adversas, novos aprendizados e é claro, muitas novidades. E para o Centro Universitário Funorte não foi diferente. No dia 26 de novembro foi dia de inovar e trazer aos internautas algo novo que veio para estimular e aprimorar cada vez mais o conhecimento dos acadêmicos e colaboradores da instituição.

O lançamento da Editora Universitária Funorte foi apresentado pela pró-reitora da instituição, Thalita Pimentel, oportunidade em que foram exibidas duas grandes obras já publicadas pela editora. A primeira organizada pelos professores mestres Henrique Andrade Barbosa e Álvaro Parrela Piris, que tem como título Ressignificando os olhares sobre o câncer, e a segunda obra do professor e estudante de doutorado do Programa de pós-graduação em Direito Gabriel Pedro Moreira Damasceno, que tem como tema O direito interno a partir do sul global.

Estavam presentes o fundador da Funorte, professor Ruy Muniz, a magnífica reitora Raquel Muniz, o coordenador de pesquisa da instituição professor doutor Arlen Duarte, o professor doutor Hercílio Martelli que é diretor de pesquisa do Curso de Medicina, a presidente da Academia Montes-clarense de Letras Glorinha Mameluque e  a doutora Ivana Ferrante que foi eleita presidente da Academia Montes-clarense de Letras no biênio-2022-2024.

O professor Henrique, compartilhou sua trajetória e contou um pouco sobre a obra produzida. “Comecei a minha história no colégio Indyu, e é muito satisfatório fazer parte desse novo capítulo da criação da Editora Universitária. Não é fácil criar uma obra, demoramos dois anos e meio para gerar o e-book, que é uma coletânea de estudos que foram produções de egressos do curso de Enfermagem e do curso de Psicologia.

O câncer é uma palavra que já gerou muito medo e foi muito estigmatizada, porque era muito difícil de se controlar. Hoje temos diagnósticos precoces capazes de serem identificados e tratados. É um assunto pertinente e de grande valia para o conhecimento de cada um que ler a obra”, relatou ele.

E ainda, o professor Arlen externou sua gratidão por essa conquista. “Fiquei muito feliz da iniciação científica ter sido citada. Olha o quanto ela é importante para gerar produtos científicos. Esse é o ponto de partida para se fazer as melhores perguntas, proporcionando crescimento, não só para os professores, mas também para os estudantes que participaram dos capítulos do livro. É maravilhoso perceber que ela se tornou uma ferramenta de transformação”, concretizou o coordenador de pesquisa.

Segundo Glorinha Mameluque, a editora também influencia na cultura. “Estou aqui para cumprimentar os participantes e a feliz ideia de uma Editora Universitária. Saibam que isso é um grande instrumento de apoio à cultura montes-clarense, que agora vai contar com mais uma editora. Parabéns a todos”.

Finalizando o evento, que foi transmitido pelo canal oficial da Funorte no youtube, o professor Ruy deixou uma mensagem a todos os ouvintes. “A editora vai ajudar a colocar para o mundo os trabalhos, as pesquisas, os sonhos e os desejos de professores, alunos e de todos que querem expor suas ideias através da literatura. Parabenizo a todos e estou muito orgulhoso. Na vida tudo tem um começo e o importante é a trajetória, os momentos que nós vivemos, o fim não existe, pois temos continuidade nos outros”,  concluiu Ruy.

Publicada em: 29/12/2021
Tags: