Instituto de Ciências da Saúde – ICS
Enfermagem
Enfermagem Integral -Renovação de reconhecimento do MEC: através da Portaria nº 822, de 30 de dezembro de 2014.
Enfermagem Noturno -Renovação de reconhecimento do MEC: através da Portaria nº 822, de 30 de dezembro de 2014.
Unidade: Campus JK
Modalidade: Bacharelado
Duração: 05 anos (10 semestres)
Turno de funcionamento: Integral e Noturno
Coordenadora de curso – Leila das Graças Siqueira
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES(2016). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Especialista na modalidade de Residência em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1999). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Atua como Coordenadora Didatica Pedagógica e Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde - ICS, da das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE. Professora Efetiva e Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Professora das Faculdade de Saude IBituruna . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública/ Programa Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação serviços de Saúde,satisfação, usuário, Capacitação Profissional, Serviço de atendimento, pronto atendimento , humanização, motivação, equipe de enfermagem, hospital, Curso de Especialização em Saúde da Família, Gerenciamento.
Currículo Lattes: clique aqui
Email: [email protected]
Endereço: Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro: JK
CEP: 39404-006 Montes Claros-MG
Telefone: (38) 2101-9292 / 2101-9261
Missão
Educar através de práticas interativas, com responsabilidade ética, para formação de cidadãos críticos e profissionais competentes prontos para atuar de forma estratégica na realidade local para promover a saúde de um modo preventivo e mais humanizado para um maior bem estar da população Norte Mineira”.
Objetivo
• Formar uma/o enfermeira/o capaz de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade, compromissado com continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida para a população.
Objetivos Específicos
• Promover a saúde, prevenir a doença, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desde a concepção até a morte, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença;
• Desenvolver a consciência analítica-reflexiva-critica, fundamentada na relação dialética entre a teoria e a pratica do profissional;
• Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem;
• Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde;
• Aprimorar o cultivo pessoal e desenvolver o perfil profissional, considerando como princípio básico o respeito pelo ser humano, na sua dimensão holística;
• Despertar e envolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem.
Perfil Profissional
O ICS/ FUNORTE tem como proposta a formação do (a) enfermeiro(a) generalista, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos para atuar de maneira humanista, crítica e reflexiva, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/ situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, bem como, atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Na busca desse perfil, o Curso de Enfermagem do ICS desenvolverá o processo de formação do(a) enfermeiro(a), tomando como base os princípios conceituais de compreensão e reconhecimento do perfil profissional do egresso que se quer formar, a compreensão do ser humano que sofre influência das condições em que vive e cuja repercussão dá-se sobre todo o ciclo vital, qualidade e duração de vida, enfim, a compreensão do ser humano que, na sua historicidade, é capaz de transformar-se e de participar na transformação da qualidade do meio em que está inserido, entendendo a saúde como resultante das condições de alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e de serviços de saúde e que o resultado das formas de organização social da produção pode gerar grandes desigualdades nos níveis de vida das pessoas.
Deve, também, reconhecer o processo saúde-doença como unidade determinada pela maneira como o homem se relaciona com a natureza, com os outros homens, num dado momento, numa determinada sociedade e com determinadas relações de produção e ter a compreensão de que os serviços de saúde devem se organizar e funcionar de forma descentralizada, hierarquizada, prestando assistência universal, equânime, integral e resolutiva.
Mercado de Trabalho
A oferta de trabalho para o profissional Enfermeiro encontra-se em expansão e se faz presente nos seguintes cenários:
• Área Assistencial
Prestação de cuidados de enfermagem ao ser humano, à sua família e à coletividade, tanto nos domicílios, nos serviços de Atenção Primária à Saúde – Programas de Saúde da Família, como em instituições hospitalares, asilares e em creches. Também em empresas, indústrias e fábricas por meio da Enfermagem do Trabalho e nos órgãos governamentais e não governamentais, a ENFERMAGEM está presente.
• Área da educação
A Enfermagem tem presença marcante, ainda, na docência de ensino médio e superior, na elaboração de projetos na área da saúde e na Educação Permanente dos profissionais do setor saúde.
• Área Gerencial
As ações de enfermagem são realizadas por meio da gerência de serviços de enfermagem e de saúde – em instituições públicas e privadas. Também presta consultoria e assessoria aos mais diversos órgãos de saúde, objetivando implantar serviços, avaliar, representar e comercializar produtos médicos – hospitalares. Outros cenários que se despontam é a sua atuação em serviços de auditoria em saúde e atenção domiciliar.
• Área de Pesquisa
A pesquisa, com a busca de novos conhecimentos nas áreas técnica, tecnologia e humana nos diversos cenários do cuidar, é uma atividade que cresce na Enfermagem, contribuindo para o desenvolvimento do saber dessa profissão, como ciência voltada para o cuidado.