Parcerias:

(38) 2101-9494
(38) 98407-1291

Egressa de Biomedicina atua em importantes Hospitais de Montes Claros


Anne Caroline Dias Santos, 32 anos, é graduada em Biomedicina e pós- graduada em Microbiologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte -. A egressa concluiu a graduação em 2009 e a pós-graduação no ano de 2011. Ela compartilha suas experiências profissionais e fala como foi sua inserção no mercado de trabalho.

A biomédica conta como foi sua escolha na graduação. “Na época eu caí de paraquedas no curso. Fui visitar a faculdade com meu colégio e decidi fazer inscrição no vestibular. Realizei a prova e fui aprovada. Fazia duas faculdades ao mesmo tempo, Biomedicina e Ciências Contábeis na Unimontes. Eu tinha 17 anos e não sabia o que fazer, mas ao longo da graduação me apaixonei pela microbiologia clínica”.

A egressa comenta que “a qualidade do ensino na Funorte é excelente. É uma instituição que busca sempre o conhecimento do aluno, fazendo com que ele viva a faculdade e o incentiva a sempre a estar se aprimorando. Além disso, os professores são altamente qualificados e preparados. Tive a oportunidade de ser aluna e docente da instituição”.

A profissional atualmente trabalha no Hospital Aroldo Tourinho, onde atua como Microbiologista e responsável técnica do Banco de Leite Humano e também é colaboradora do Hospital Universitário Clemente de Farias. Ela discorre sobre seu exercício profissional. “Em ambas as instituições estou à frente dos treinamentos contínuos multiprofissionais em relação a grande pandemia que estamos enfrentando. Sem dúvidas, a Covid-19 está sendo o maior desafio em minha carreira”.

Anne recorda alguns dos momentos vividos com colegas e professores durante sua trajetória acadêmica. “Minhas melhores lembranças são dos meus colegas, vivemos muita coisa juntos. As aulas práticas eram fantásticas, os laboratórios bem equipados e as aulas de microbiologia, simplesmente, perfeitas, consigo lembrar até dos detalhes. Tive ótimos professores e muitos deles tornaram-se meus colegas de trabalho e isso é extremamente gratificante”, afirma.  

Para a biomédica, os desafios encontrados pelos profissionais são muitos, mas ela ressalta: “Como em qualquer profissão, tem vagas no mercado, porém, muitos profissionais formados não tem qualificação e/ou experiência. Por isso, é sempre importante estarmos em constante qualificação e atualização, para assim acompanhar o mercado”.

Para a egressa, é fundamental que o biomédico seja curioso, investigador e questionador. Ela aconselha os estudantes e futuros profissionais da Biomedicina. “O acadêmico deve aproveitar a faculdade ao máximo, cada aula, cada projeto de pesquisa. Participe. Viva a faculdade e não apenas vá à faculdade. Aproveite os estágios extracurriculares. Seja sempre um questionador”.

Apesar de já se sentir feliz com a carreira, Anne diz que tem planos maiores para o seu futuro profissional: “Pretendo tornar-me referência nacional em Microbiologia Clínica”, finaliza a biomédica. 




03/09/2020